1️⃣Boas práticas de hardware e software
Atualizado
Atualizado
Para a implementação da ferramenta UserAuth sugerimos que sejam seguidas algumas boas práticas no ambiente pfSense®. São configurações e parametrizações para que a ferramenta tenha o melhor desempenho em todos os seus recursos.
ZFS: É um sistema de arquivos muito mais sofisticado usado pelo pfSense®, que proporciona maior performance para o UserAuth, já que a ferramenta não utiliza banco de dados e grava tudo em arquivos (inodes) em disco.
Discos sólidos (SSD e M.2): Quando implementada a feature de webfilter num servidor pfSense®, você invariavelmente vai ter muitos processos de escrita e leitura (I/O) ocorrendo simultaneamente. São arquivos de logs e listas negras ou customizadas que precisam ser manipuladas a todo instante. Justamente por isso, utilizar discos SSDs ou ainda outros dispositivos de alta performance (como mSata, por exemplo) faz uma grande diferença na percepção de performance do server como um todo.
Tunings: Quando você utiliza servidores genéricos para o pfSense® (sejam de fabricantes usuais como HPE, DELL, IBM, Lenovo dentre outros ou ainda hardwares x86 ‘montados’) muitas vezes é necessário efetuar alguns tunings sugeridos pela própria Netgate® e que estão na documentação oficial do pfSense® basta consultar os que se aplicam respectivamente ao seu cenário.